Consultado para indicar o momento brasileiro durante a Copa do Mundo, o I Ching ofereceu como prognóstico e conselho o hexagrama 23 – Desintegração.
“O oráculo nos coloca frente à decadência natural de todas as coisas, representada pela obscuridade que sucede o período luminoso, pelo inverno que vem na seqüência do verão. Em períodos como esse, em que os inferiores tomam conta da situação, não há espaço para o homem de qualidade. Não é favorável empreender coisa alguma.”
Podemos entender desse oráculo que não se trata de um período de virtudes superiores. As paixões coletivas tomam conta do cenário e nada temos para fazer.
“Frente às leis cósmicas não cabe a interferência humana. Devemos nos recolher na quietude, para consolar o coração e cultivar nossos dons para o período de renovação que chegará a seu tempo. Agora não é covardia, e sim sabedoria, aceitar a situação, evitando os gestos impulsivos de reação.”
Ou seja, a única coisa que está ao nosso alcance é o exercício interior de não nos deixarmos levar pelas paixões.
O conselho do Livro não deixa dúvidas para aqueles que procuram a conduta correta:
• O homem nobre fortalece os que estão abaixo dele, para assegurar a paz e a estabilidade de sua posição.
O oráculo indica claramente que a nossa missão é cuidar dos que estão à nossa volta dando-lhes força e acolhimento.
Acesse o texto completo: 23 – Desintegração. As indicações das seis linhas móveis podem ser vistas como as seis semanas sucessivas no desenrolar da Copa, a partir da semana que antecede o início dos jogos até a sexta semana, que se segue ao término da competição.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.