Há três anos criei um método investigativo que batizei de “A Verdade Está Lá Fora”, inspirado na série Arquivo X ou X Files, cujo objetivo é analisar fatos ou situações inexplicáveis, insólitas ou que transcendem a nossa parca compreensão. O método é simples, objetivo e temporal e baseia-se numa organização metodológica em X, com as lâminas levemente inclinadas conforme gráfico. Trabalho com pares (maior + menor por casa), cujos temas são:
Casa 1: a situação (ponto de partida)
Casa 2: o que está visível (elementos acessíveis)
Casa 3: o que está invisível (elementos inacessíveis)
Casa 4: a razão (elemento determinante da situação)
Casa 5: o desfecho (ato conclusivo da situação).
Com o interesse voltado para o caso do desaparecimento do Boeing 777 no vôo MH 370 da Malaysian Airlines, no dia 8 de março de 2014, fiz uma breve leitura usando o método descrito. A tiragem foi realizada no dia 12 de março.
Casa 1 : Lua + Sete de Espadas; casa 2: Torre + Dois de Copas; casa 3: Diabo + Quatro de Ouros;
casa 4: Papa + Oito de Copas; casa 5: Julgamento + Cinco de Espadas
Na casa 1 se apresenta o caso: mistério e suspeitas. O Sete de Espadas revela, por si, um agente externo suspeito, sorrateiro, ocultado pela Lua. Aqui já há uma hipótese de sequestro do avião.
Na casa 2 temos a Torre para representar uma possível queda do avião. Esse elemento ficará visível já: de fato, o avião caiu. Mas, levando em conta a presença do Dois de Copas, há alguma coisa envolvendo o piloto e co-piloto, podendo ser ambos responsabilizados pela situação.
Na casa 3 temos o elemento oculto bastante significativo: o Diabo sugere controle forçado e manipulação, com a junção do Quatro de Ouros, como se significasse que alguém tivesse tomado o Boeing de assalto. É certo que alguém tenha assumido o controle do avião.
Na casa 4 o Papa que pode sugerir, junto ao Oito de Copas, uma motivação religiosa-ideológica perigosa como razão da queda e sequestro do avião. Acredito em sequestro do Boeing por extremistas e, um possível descontrole do avião levando à sua queda.
Na casa 5 temos a revelação: os fatos virão à tona e aumentarão a tensão possivelmente entre nações. Mas, isso só será possível após recuperação da caixa preta. Em até 5 meses os fatos se revelarão.