Vamos enfocar o arcano 13, o Arcano Sem Nome, como aquele que traz as transformações necessárias, na maior parte das vezes doloridas e sofridas, para que se estabeleça a saúde de uma forma que integre corpo, alma e espírito.
Entendemos Saúde como um estado de ser, que inclui nossa vida como um todo, onde moramos, com que trabalhamos, quem amamos, como nos alimentamos, que hábitos temos, quais são nossas buscas, nossas angústias e como fazemos para encontrar nossa segurança e as respostas para nossas necessidades, tanto as mais básicas e essenciais quanto as mais supérfluas. Como conseguimos nosso equilíbrio físico-psico-emocional, no nosso dia a dia.
Doença é um estado contrário a esse equilíbrio, é quando por diversas razões nos afastamos das nossas verdadeiras vontades , da nossa vocação, do nosso dharma para vivermos de crenças e padrões fora de nós.
Então, ai vem o arcano 13, para nos avisar e nos libertar de todas as amarras que nos adoecem física e emocionalmente, vem para trazer a radical e necessária transformação dos padrões que já não servem mais, e que muitas vezes insistimos em nos apegar, e vem mexendo com toda a falsa segurança acumulada, de relacionamentos, de bens materiais, de trabalhos, até de profissão, de filhos, de família, para mostrar que a verdadeira segurança e a saúde estão dentro do nosso bem querer, da nossa gratidão pela vida, do amor que podemos doar, da esperança sempre renovada pela fé em cada dia que nasce, estão na luz da consciência que ilumina cada passo desse caminhar.
E tem mais, o arcano 13 simboliza o fim de um ciclo, quando sai numa tiragem sobre doença, significa o fim dessa doença, o restabelecimento, a cura definitiva. Num jogo da saúde, é o arcano sem nome, que sinaliza o que deve morrer, para que a vida e a saúde se restabeleçam.
Não existe morte, por isso o arcano 13 é o arcano sem nome, existem passagens, mudanças leves, moderadas ou radicais. É a Eterna Mudança necessária para que a vida continue acontecendo. É a Imortalidade e a Impermanência.
E o tarô, como oráculo, pode ser um poderoso instrumento na prevenção de doenças, a medida que trabalha questões subjacentes a uma possível doença física, psíquica ou emocional.
Morrer para o que aprisiona é transformar, é transmutar, é curar as doenças e assim promover Saúde, objeto constante do nosso viver.