Levando em consideração a redução numérica do ano de 2012 (2+0+1+2 = 5), a Carta do Tarô que regerá o novo ano será a de número 5 – O Papa, da mesma forma conhecida como O Sumo Sacerdote ou O Hierofante. A imagem tradicional desta carta é um homem idoso, de cabelos e barba branca, sentado em seu trono a abençoar seus discípulos. A iconografia desta lâmina remete ao arquétipo do santo, do mediador entre Deus e os homens, do mestre sábio e iluminado que sabe ouvir e bem aconselhar.
O Papa representa o dever, a moral, a lealdade, a propagação das virtudes, da fé, da generosidade, da conciliação e da reconciliação, e para quem sabe aproveitar este momento transitório para refletir com as características deste arcano, certamente que não desperdiçará seus elevados conceitos. O lado obscuro desta lâmina pode ser evitado durante 2012 por quem se dispor a abrir mão da severidade, da arrogância, da hipocrisia, do egoísmo, do dogmatismo e do moralismo exacerbado.
A vibração desta carta beneficia em especial as autoridades, os sacerdotes, os guias espirituais, os terapeutas, os filósofos, os professores, os estudos e as pesquisas no modo geral. Também evidencia um clima apropriado para acordos comerciais, alianças e uniões estáveis, sejam civis ou religiosas. No que diz respeito às buscas individuais, as vibrações advindas do arcano O Papa levam ao caminho da verdade interior, do autoconhecimento e da espiritualização. Igualmente beneficia o florescimento do altruísmo, à prática da humildade, da indulgência e da caridade.
“A busca pelo conhecimento superior” sintetiza os preceitos mais elevados que este arcano anuncia para os 366 dias de 2012.
2012 é um ano bissexto, portanto, tem 366 dias, e, de acordo com o calendário gregoriano, é o mês de fevereiro que ganha um dia extra. Este dia a mais somado ao Arcano Regente (5 + 1 = 6), revela por meio da carta Os Enamorados o favorecimento às decisões voluntárias, ao livre-arbítrio, ao amor, à união e a dedicação aos ideais de cunho coletivo e social.
Por ser um ano de Eleições Municipais, o arcano 6 que caracteriza o voto, a livre escolha, convida à reflexão no que diz respeito às responsabilidades e ao exercício da cidadania. Até mesmo a ruptura de antigas visões partidárias em prol de escolhas por novos caminhos está implícita na mensagem da Carta Complementar, já que, de alguma forma, se contrapõe de maneira salutar ao conservadorismo do Arcano Regente.
Ambas as cartas dão excelentes dicas de conduta, de como proceder para ter um ano mais vantajoso, seja para galgar degraus para a própria elevação, seja para trabalhar de forma filantrópica e desprendida em benefício de outrem. O ideal, para quem se dispõe a crescer seria tentar conciliar as duas vertentes, e assim ter a certeza que dará o melhor de si e terá o mais acertado aproveitamento deste ciclo de 366 dias que só aparece de quatro em quatro anos.