Contágio (2011) é o filme dirigido pelo diretor Steven Soderbergh e conta com ótimos atores em seu elenco principal, como Matt Damon, Kate Winslet, Jude Law, Laurence Fishburne e Gwyneth Paltrow.
Há algumas décadas a comunidade científica vem se preocupando com o surgimento de uma nova epidemia no mundo global. A questão que estava colocada não era “se” de fato haveria uma pandemia, mas sim “quando” ela aconteceria, sua forma de propagação e sua letalidade. E é por isso que o filme Contágio nos parece tão verdadeiro, encaixando-se perfeitamente na realidade imposta ao mundo pelo coronavírus.
Contágio segue o rápido progresso de um vírus letal, transmissível pelo ar, que mata em poucos dias. Como a epidemia se espalha rapidamente, a comunidade médica mundial inicia uma corrida para encontrar a cura e controlar o pânico que se espalha mais rápido do que o próprio vírus. Ao mesmo tempo, pessoas comuns lutam para sobreviver em uma sociedade que está desmoronando.
De repente, um vírus letal paralisa o bairro, depois a cidade, o país e parte do planeta. Ninguém sabe como contê-lo. O medo se alastra na mesma velocidade. Ruas ficam desertas, melancólicas. Cidades inteiras entram em quarentena e fronteiras são fechadas. Isolamento domiciliar.
Como consequência o mundo afunda em uma crise financeira sem precedentes enquanto cientistas buscam métodos para debelar a doença de origem incerta que desrespeita limites geográficos. Fake news contaminam a população. Vacinas têm que ser descobertas o mais depressa possível. É o caos!
Em tempos de pandemia, onde o assunto predominante é o coronavírus, nada mais atual do que assistir a esse filme que arremessa na face do espectador – em poucos minutos – aquilo que a OMS e todos os órgãos de saúde do mundo avisam de forma constante: o isolamento social e a assepsia são indispensáveis para evitar a propagação do contágio.
A direção de Contágio faz questão de destacar a exposição dos profissionais de saúde (algo que realmente está acontecendo na pandemia de coronavírus). Seja para salvar ou para apurar os fatos geradores da morte de um paciente, eles se expõem de todas as formas, o que os transforma em potenciais vítimas de algo tão grave quanto a doença mostrada no filme, e agora na vida real.
Contágio apresenta o momento inicial de uma contaminação em larga escala por conta da ação de um vírus, e como a sociedade reage à situação. Crises políticas, desafios científicos e a ação da mídia em um momento de crise sanitária de alcance global.
Veja o trailer do filme:
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.