Posted by: Jaime E. Cannes

Chamo isso de encaixotar o tarot – como naquele terrível filme Encaixotando Helena de 1993, onde um homem (Julian Sands) obcecado pela beleza de uma mulher (Sherilyn Fenn) começa amputar seus membros para que ela não fuja. Evidentemente esse homem estava perdendo Helena, matando o seu objeto de desejo. O mesmo se dá com o tarot. Podemos dizer que certos arcanos tendem mais para certas características positivas como felicidade e sorte como O Sol e o Três de Copas. A questão é que os arcanos são flexíveis em seu simbolismo, mais ou menos como as escadas de Hogwarts, a escola de magia de Harry Potter – aproveitando minha inspiração cinematográfica para este texto – elas sempre levam aos quartos, mas sempre por caminhos diferentes, pois mudam de lugar o tempo todo!

Assim sendo uma situação de sorte e felicidade poderá ocorrer sem a presença dos referidos arcanos. Da mesma forma a presença do Três de Copas e O Sol podem surgir numa leitura refletindo um outro espectro de vivências que não as antes mencionadas. Não adianta querer cristalizar um significado único para cada arcano do tarot, eles mudam!

Encaixotando o tarot
Les Amants [Os Namorados]
René Magrite (1898-1967)

O Três de Copas que significa celebração da vida, alegria e entusiasmo, pode, dentro do contexto de uma leitura, representar leviandade, prevaricação e até um triângulo amoroso! Mesmo O Sol que alude à consciência elevada e à felicidade duradoura, pode indicar uma consciência focada num interesse de modo exagerado. Ao fixar-se estritamente um único significado para os arcanos estaremos transformando o tarot em mais um baralho de cartomancia barata. O tarot possui uma linguagem mandálica, onde um arcano em interação com os outros transforma-se.

Agora você deve estar pensando: “Como eu vou saber?” E eu digo: Conhecendo bem as cartas e usando de intuição sim! Se não fosse assim qualquer macaco poderia ser tarólogo, não é? Eu sei que é muito mais interessante comercialmente, para se vender livros e cursos, dizer que qualquer um pode jogar tarot. Eu acredito, porém, que uns tendem mais para certos oráculos do que para outros e que nem todo mundo tem uma intuição que possa ser aplicada em termos metafóricos ou simbólicos como o tarot ou qualquer outro oráculo.

Considere as tendências positivas e negativas das cartas, mas não se esqueça de que elas dançam… Dance com elas! Não encaixote o tarot, senão você o perde.

Deixe um comentário