Posted by: Rui Sá Silva Barros

Depois das entrevistas na TV Globo, do debate na Band e do início da propaganda eleitoral, as principais pesquisas mantêm praticamente os mesmos índices para Bolsonaro e Lula e um pequeno avanço para Ciro e Simone. Isto traz algumas consequências:

Situação — Com alta rejeição e grande derrota no Nordeste, entre as mulheres e entre pessoas que ganham até 2 SM, o atual presidente candidato à reeleição está decepcionado com o pouco efeito da distribuição ilegal de bilhões de reais, agora optou por tentar aumentar a rejeição de Lula: presidiário e ladrão que pretende fechar igrejas, são medidas desesperadas mesmo.

Marte passou recentemente pela conjunção Lua/Júpiter (veja o mapa do Brasil) e ficamos sabendo que a famiglia do atual presidente se dedica com afinco ao patrimônio imobiliário com mais de 100 aquisições, metade das quais pagas com dinheiro sonante; uma revelação constrangedora. Mas ele não desistiu de ameaçar melar as eleições e não teve receio de usar a comemoração de 7 de setembro para fazer campanha e desafiar adversários e juízes. Qualquer incidente pode dar pretexto para declarar emergência e adiar eleições.

Hora da decisão
Paraquedista em treinamento aterrissa em árvore em Copacabana | Foto: Site G1

Oposição — Desde o início do ano Lula pontua mais de 40% nas pesquisas, sinal de que existe uma memória viva de seus mandatos, então para que insistir em mostrar a toda hora os índices de inflação, desemprego, crescimento do PIB, valorização do salário mínimo e do real? Os índices são verdadeiros, mas e daí? Em 2003 os preços das matérias-primas que exportamos estavam muito favoráveis e o governo aproveitou bem, mas se ele ganhar pode assumir em 2023 com uma recessão global e uma pesada herança na economia doméstica. Seria melhor começar a falar do futuro com detalhes.

No início do ano a oposição anunciou a criação de milhares de comitês eleitorais, naturalmente era apenas desejo, atualmente mal se vê atividade nas ruas. A oposição parece confiar na inércia e no Judiciário para ganhar. Está vacilando diante da enxurrada de mentiras o que só vai aumentar se houver segundo turno, como parece provável.

Congresso — É conhecida a história: alguém observou a Ulisses Guimarães que a qualidade dos congressistas deixava a desejar, ao que Ulisses respondeu: se você acha isto ruim espere pela próxima legislatura. Isto foi na década de 1980, agora o Centrão está no poder e descobriu um modo de levantar dinheiro sem mensalão, petrolão ou outra falcatrua, passou uma lei instituindo as emendas dos relatores, 16 bilhões para selecionados gastarem em segredo.

Acabar com isto será uma grande batalha. Enquanto existir o Fundo Partidário financiando mais de 30 partidos, o país continuará ingovernável. Tomando como exemplo a disputa em São Paulo, o horário eleitoral exibe uma penca de pessoas extravagantes com nomes estapafúrdios candidatando-se à Câmara dos Deputados. Ulisses que descanse em paz. O Congresso é sinalizado pela casa 11 e regido por Júpiter que está retrógrado.

Mercúrio e o bicentenário

O planeta está em evidência com a oposição de Netuno, Júpiter e o trino de Plutão. Mercúrio está domiciliado em Virgem na casa 8, local de segurança, morte, endividamento, catástrofes, agências de fiscalização e muitos outros temas correlatos. A importância do planeta também aparece na Revolução Solar:

Mapa astrológico do Brasil na Independência em 7 de setembro de 2022
Mapa da revolução solar no bicentenário da Independência

O Ascendente em Gêmeos e Mercúrio angular oposto a Júpiter. É um mapa tenso com a quadratura Marte/Sol e a casa 8 bem acentuada. É um mapa com validade até 6/9/23 e abarca o início do novo governo. É interessante observar que o presidente em exercício é Marte, regente de Áries e está na casa 12 em quadratura ao Sol, os valores vigentes no país, e que o humor popular (Lua) está plutoniano.

De todos os significados de Mercúrio cabe destacar a mentira para a atualidade, o volume é tão grande que só pode ser entendido como cinismo. Segundo a propaganda a economia está bombando, o desmatamento é mínimo, o orçamento secreto é transparente, a rachadinha acabou com a corrupção, a quantidade de crimes diminuiu, o cristianismo incentiva o ódio e a compra de armas, os demônios são angelicais. A Funai cuida do extermínio dos índios e o Ibama da extinção da floresta amazônica, e isto é bom para o país. A melhor forma de democracia é uma ditadura.

Isto mais parece um curso intensivo de lunatismo avançado e mais 4 anos o país será um arrendamento.

Foto interior do Museu do Ipiranga restaurado
Museu do Ipiranga restaurado | Foto: Catraca Livre

O dia 7 foi um comício eleitoral feito com dinheiro público, o que é ilegal, mas o TSE não liga. A boa notícia foi a reabertura do Museu do Ipiranga, restaurado por uma equipe competente. Na ausência de algo substantivo alguns documentários foram produzidos tendendo à novela. A independência do Brasil fez parte do ciclo de emancipação da América Latina que começou em 1810 sob a conjunção Saturno/Netuno em Sagitário.

O processo ocorreu sob o impacto da independência dos EUA (modelo político e Constituição), da Revolução Francesa (ideologia e invasão da Península Ibérica) e da Revolução Industrial inglesa (ajuda militar e comércio). No Brasil dois temas também foram importantes: a dinastia Bragança queria continuar e os fazendeiros e negociantes queriam continuar com a escravidão; os dois objetivos foram bem sucedidos até 1888/9.

O bicentenário seria uma data ideal para um grande debate sobre o futuro do país, mas está passando em brancas nuvens. Ciro é o único a falar de industrialização para sair da situação periférica que o país ocupa atualmente, mas gasta a maior parte do tempo atacando Lula ao invés de explicar a centralidade do tema.

Mundo afora

Economia — A crise de 2008 ocorreu lentamente até uma grande queda a partir da falência do Lehman Brothers. Agora os índices caem constantemente, mas não houve nenhuma grande falência que desencadeasse um crash e uma depressão severa. Economistas e investidores estão divididos sobre o futuro, se os Bancos Centrais continuarem a subir juros a economia vai estagnar ou deprimir seguramente, mas haverá um novo crash a correr o planeta? É a pergunta da hora. Urano e Saturno formam quadratura pela última vez o que pode acelerar o processo.

Rússia — O governo anunciou a suspensão da oferta de gás enquanto as sanções econômicas persistirem. É uma atitude forte e extrema, talvez porque o plano militar não ande na velocidade desejada ou esta seja uma resposta ao assassinato da filha de Dugin, o ideólogo nacionalista, morta em atentado terrorista talvez patrocinado por ucranianos. A tensão astrológica é clara: Júpiter está em quadratura ao Sol natal, Marte em quadratura a Júpiter e em oposição a Mercúrio natal (veja o mapa da Rússia).

E morreu Mikhail Gorbachev despertando gritos de traidor nos órfãos de Stálin. Segundo esta versão a União Soviética era quase um paraíso que Mikhail destruiu com a Glasnot e a Perestroika, uma interpretação marxista de araque do que aconteceu. No início da década de 1960 a taxa decrescimento econômico declinou o que abriu um acalorado debate público nas páginas do Pravda com alguns economistas (Liberman) pedindo descentralização e alguns mecanismos de mercado.

Filas para compras no varejo união soviética
Filas para compras no varejo soviético | Foto: site Ideias Radicais

A burocracia se assustou, destituíram Kruschev e entrou em modo zumbi, o declínio econômico continuou ano a ano. A agricultura não conseguia produzir o suficiente e a indústria de bens de consumo era mais que precária, Gorbachev tentou revitalizar o sistema, mas não teve o ritmo necessário nem conseguiu os empréstimos que precisava, além disto a corrida armamentista do governo Reagan colocou uma pressão enorme sobre a URSS.

União Europeia — Se o governo russo cumprir o que anunciou os europeus estarão brevemente em maus lençóis com a inflação alta, greves e manifestações de protesto. Para agradar a Washington, os dirigentes europeus resolveram pedir sacrifícios as suas populações, não foi um passo razoável. O gás será importado dos EUA e Oriente Médio, mais caro e em menor quantidade.

Além disto, o continente passa por um verão severo com rios secos e incêndios nos países mediterrâneos. A direção política na França, Alemanha e Itália cambaleia, o euro perde força frente ao dólar, tudo isto promete um final de ano com recessão e temperatura política quente. O Sol da União está sob pressão de Saturno por conjunção e Urano por quadratura, (veja o mapa da União Europeia).

Inglaterra — Liz Truss é a nova premiê e tem a Thatcher como inspiração. Já anunciou seu programa político: enriquecer os ricos com cortes de impostos e cortes no orçamento social. Além disto, apoia a Ucrânia com o coração e libras. O país está com Marte em quadratura aos planetas em Peixes e Urano em retorno (veja o mapa da Inglaterra).

A simpática rainha Elizabeth morreu depois de um longo reinado, o fato não tem importância política, mas a monarquia é um consolo para os ingleses diante de um longo declínio.

O economista Hayek é levado a sério entre alguns economistas. Em 1944, a Inglaterra tinha uma economia de guerra e ele escreveu O caminho da servidão prevendo que o país estava a caminho do socialismo. Quanta sabedoria! Hoje, Londres é a maior lavanderia a céu aberto e amada por todos os bandidos do planeta.

América Latina — A violência se espraiou na região. Na Colômbia a segurança do presidente Gustavo foi atacada, ele está promovendo uma limpeza no alto oficialato das Forças Armadas, o que produz chiliques intensos, e procura concluir a paz com as Farcs e a ELN. Quer punir os assassinos de líderes populares e desbaratar as milícias paramilitares. É uma tarefa hercúlea que pede um alto grau de habilidade política. Júpiter faz conjunção com a Lua natal, Marte oposição a Saturno/Netuno (veja o mapa da Colômbia).

No Chile a população repudiou a Constituição escrita recentemente, o governo Boric está confuso desde o início. Em 2019 a população foi às ruas e o governo quase caiu: previdência e educação públicas na pauta, bem como a questão indígena. Se tivessem derrubado o governo Pinera e instalado a Constituinte a situação hoje seria outra e o mesmo pode ser dito sobre o Equador. O irmão do presidente foi agredido e o clima só esquenta agravado por uma seca sem precedente. Saturno está na casa 4 a dos fundamentos e oposição, Netuno faz oposição ao Sol e Marte ingressou na casa 7, declaração de guerra. Não é nada fácil para o governo (veja o mapa do Chile).

Na Argentina grassa uma crise econômica séria e, como se isto fosse pouco, a vice-presidente Cristina Kirchner está sendo processada por corrupção e sofreu um atentado estranho quando sua segurança dormiu e a arma falhou. Foi praticado por alguém nascido no Brasil, mas de pais hispânicos e que vive na Argentina há muito tempo com tatuagens nazistas e circulação digital em grupos extremistas. Marte oposto a Urano natal (veja o mapa da Argentina).

EUA — Marte fará uma longa estadia em Gêmeos onde o país tem o Ascendente, Urano e Marte, isto deve aumentar a confusão e a beligerância por lá. Trump e Bannon estão às voltas com a justiça, os preparativos para as eleições legislativas de novembro estão a todo vapor e preocupam o governo Biden. Há muita preocupação com a economia.

Na hora do voto lembre-se: o povo brasileiro merece emprego, moradia e alimentação, mas acima de tudo perspectiva de futuro e tranquilidade, nada de violência, berros e ignorância.

Deixe um comentário