Horóscopo de 21 a 27 de dezembro de 2015 e 28 de dezembro a 3 de janeiro de 2016

Posted by: Ciça Bueno

Natal com Lua Cheia e 2016 regido pelo Sol

A Lua se encontra na fase crescente, que nos convoca a investir para que as sementes plantadas na fase nova cresçam, ganhem corpo e sigam em frente, rumo ao ápice na Lua Cheia. Portanto, ultrapasse qualquer obstáculo que se interponha no caminho e em breve verá que valeu à pena enfrentá-lo: os sinais mudarão de sentido e apontarão para o positivo.

Mercúrio, o comunicador, que passeia em Capricórnio, está colado a Plutão, o todo-poderoso. Ambos fizeram forte tensão com o rebelde Urano nos últimos dias e continuam a fazer nesta 2ª-feira: deu no que deu no âmbito político nacional; e, ao longo da semana, Mercúrio deve se indispor com Marte, o impulsivo executivo: correria, descontrole e irritabilidade em alta, além de fofocas, mal entendidos, discussões, veemência com as palavras, ofensas fora de hora, acidentes e incidentes aqui e ali. Convém falar pouco e julgar o mínimo possível, principalmente se for do 2º decanato de Capricórnio, Câncer, Áries e Libra.

Horóscopo de 21 a 27 de dezembro de 2015 e 28 de dezembro a 3 de janeiro de 2016
Lua Cheia em Capricórnio Ilustração em www.carmendiluccio.com

A partir de 3ª feira, dia 22, o clima muda radicalmente. O Sol adentra o signo de Capricórnio e Mercúrio se une positivamente à Lua, a Quiron, o curador, à Vênus, a bela benéfica e a Júpiter, o benévolo expansor. Como resultado, o ritmo se torna mais lento, as tensões vão se transformando e, pouco a pouco o astral do Natal começa a reinar. Porém, não estaremos livres de discussões veementes: fiquemos ligados!

No dia do Natal seremos brindados com a Lua cheia, que será às 9h13 do dia 25 em Câncer, o signo do lar, da família e da intimidade, o que não poderia ser mais adequado para as festividades natalinas. Devemos agradecer. E passaremos a última semana do ano sob esse superbom agouro. Bom, né?

E Viva 2016, que do ponto de vista numerológico, é o final de um ciclo, já que 2016 soma 9. Ingressamos nele em 2008, que coincidiu com a entrada de Plutão em Capricórnio, quando o mundo mudou de cara com a crise econômico-financeira dos EUA. Falaremos disso logo mais à frente.

O ano de 2016 será regido pelo Sol, que tem muitas similaridades com o 9, o mais generoso e democrático dos números. O 9 é coletivo, voltado para o publico, um numero humanista, cujos interesses coletivos são acentuados, assim como as relações internacionais; já o Sol, o planeta do amor, é o mais generoso e democrático do SS e podemos contar com ele todos os dias pra nos aquecer, alimentar, energizar, sustentar e iluminar nossos caminhos.

Voltando ao Plutão, desde 2008, muita coisa mudou no planeta, no mundo, no país e em nossas vidas. É hora de terminar o que foi começado lá, de analisar os resultados, eliminar o que não serve mais e usar 2016 pra fazer um balanço de quais dos nossos valores devem permanecer e quais serão os novos desejamos implantar, pra tornar nossas vidas melhores e o planeta Terra, um lugar melhor pra se viver.

Plutão, o todo-poderoso, vai continuar em Capricórnio e, agora que atingiu a metade do signo, já sabemos ao que veio: tornar o sistema, o status quo ocidental e a ordem estabelecida, – seja física, material, econômico-financeira ou sociopolítica – cada vez mais realista, restrita, conservadora, controlada e controladora.

Plutão descreve uma órbita de 250 anos em torno do Sol e fica por volta de 15 a 20 anos em cada signo. Em Capricórnio deve permanecer até 2023/24. No ano que vem, assim como já tivemos em 2015, o planeta se encontra em boas relações com Júpiter, também conhecido como o benéfico, que transita em Virgem no momento. O período mais exato já foi em outubro/2015 e deve se repetir de março a julho/16: isso deve ser bom pra economia em geral e bom pro Brasil, principalmente de maio a julho, trazendo estabilidade e crescimento na agricultura.

Símbolo signo de capricórnio
O símbolo do signo de Capricórnio Ilustração in www.astrologerbillattride.typepad.com

Já o próprio Júpiter, que entrou em Virgem em agosto e avançou dois decanatos, agora em janeiro inicia seu movimento retrógrado. Em maio, retoma o movimento direto e em setembro/2016 entra em Libra, o que deve ativar assuntos ligados à justiça, direito internacional, exportação/ importação de produtos mais sofisticados, além de arte, moda, beleza, diplomacia e relações sociais em geral.

Saturno, o velho sábio e corregedor, entrou definitivamente em Sagitário em 2015 e ali permanecerá até 2018. Em 2016 vai transitar pelo 2º decanato do signo e deve confirmar que as relações diplomáticas, ecológicas e internacionais continuam sendo as pautas mais urgentes nas agendas dos países mais poderosos do planeta.

Urano, o criativo, em Áries desde 2010, estabelece boas relações com Saturno no início do ano, o que aconselha investimentos nas áreas tecnológicas e científicas que visem melhorias sociais para as populações menos favorecidas. O aspecto também favorece possíveis descobertas nos campos da ciência e da tecnologia.

Netuno, o mais sensível, artístico, espiritualizado e sutil dos planetas, continua em Peixes batendo na mesma tecla: o humanitarismo como meta maior e a globalização, a inclusão e a horizontalidade valores que devem continuar se espalhando pelo globo. Netuno ainda avisa que as artes, a cultura, a saúde e a educação têm que constar como prioridades nas nossas agendas.

Mercúrio, o mensageiro, deve retrogradar 4 vezes no próximo ano:

  • em janeiro, a retrogradação será do dia 5 a 25 em Aquário e Capricórnio;
  • em maio será desde 28/04 ao dia 21 em Touro;
  • em setembro será desde 29/08 ao dia 22 em Virgem;
  • em dezembro será do dia 18 a 8 de janeiro de 2017, em Capricórnio.

Lembremos que os temas que rege costumam patinar quando o planetinha anda para trás: comunicação, comércio, transportes, além das atividades que envolvam a mente e a palavra, além de documentos, papéis e aparelhos eletroeletrônicos.

Em 2016 teremos também a retrogradação de Marte que será de 17 de abril a 29 de junho entre o começo de Sagitário e o final de Escorpião. É através de Marte, o “deus” da guerra, da criatividade e da coragem, regente das nossas ações, agressividade e sexualidade, que manifestamos nossa vontade solar, concretizamos nossas escolhas venusianas, lutamos por nossas ideias mercuriais e defendemos nossos sentimentos lunares e territórios físicos.

Cena marte retrógrado
Cena de recolhimento frente a Marte retrógrado Imagem em www.stargazerastroatlas.wordpress.com

Não é comum Marte retrogradar e o fenômeno ocorre somente a cada dois anos. Seu recuo dura 80 dias e costuma arremeter os motores de alguma situação ou relação que passou dos limites e precisa de uma parada brusca para que se reflita a respeito e se faça os devidos reajustes. A situação/relação pode dar sinais de crise em meados de março, quando Marte entra em Sagitário. O planeta vai andar por várias semanas naquele signo, porém em ritmo bastante lento, como que pra nos alertar de que algo não vai bem. E, ao começar a retrogradação, nos dará tempo de refletir e agir pra consertar a situação/relação. Quando retomar seu movimento direto, deve deixar o assunto resolvido.

Como sempre, teremos alguns eclipses, que em 2016, devem ser os seguintes:

  • Solar total em 9 de março, 2º decanato de Peixes.
  • Lunar penumbral em 23 de março, 1º decanato de Libra.
  • Solar anular em 1º de setembro, 1º decanato de Virgem.
  • Lunar penumbral em 16 de setembro, 3º decanato de Peixes.

Feliz Natal e Próspero Ano Novo! E que 2016 seja marcado pelo humanitarismo, característica não só do numero 9 como também do planeta regente, o Sol. E que ambos espalhem luz, energia, saúde, esperança, igualdade e fraternidade pelos corações de toda a humanidade!

Veja abaixo as indicações para o seu signo solar.
Caso conheça seus signos da Lua e do Ascendente, leia também os textos respectivos.

A Lua crescente não vai incomodá-lo. Continue firme, perseguindo seus objetivos. Cuide das palavras e releve as provocações, principalmente no profissional. Cheia coloca foco e calor no âmbito familiar: empenhe-se nos relacionamentos. Em 2016, ponha foco nos assuntos ligados à justiça, à aquisição de conhecimentos superiores e ao setor profissional.

A Lua crescente mostra claramente quais obstáculos podem atrapalhar seus projetos futuros. Empenhe-se para não ter problemas maiores. E cuide dos exageros, dos impulsos, dos apetites em excesso. Em 2016, cuide dos filhos, dos afetos e obras: expresse o que há de melhor em você. Ponha foco nos assuntos críticos e, se necessário, procure uma terapia

A Lua crescente aponta falta de medidas no profissional. Se você prometeu mundos e fundos e não vai entregar, avise os envolvidos. Seu regente bem afetado nos próximos dias sugere que baixe a bola e seja bem honesto consigo e com os outros. Em 2016 ponha foco nas parcerias, relacionamentos, assuntos críticos e na área econômico-financeira.

A Lua crescente trouxe alguma crise à tona: lide com ela e verá que é menor do que imaginava. Mercúrio sugere cuidar do que fala e do que ouve. Não julgue, não prometa, nem cobre alguém de algo. Cheia em seu signo vai abençoa-lo como merece. Em 2016 tenha foco na saúde, nas parcerias, relacionamentos e assuntos do dia a dia. Você tem aproveitado o tempo pra aprender algo de bom pra você pro mundo?

Cuide bem do cotidiano, da agenda e da saúde nos próximos dias. Um atravancamento pode ocorrer e propiciar gargalos ou problemas. Diminua a ansiedade e modere os excessos. Sol em Capricórnio pode vir a calhar, baixando a ansiedade. Em 2016 ponha foco na carreira, na criatividade, afetos e filhos. E cuida da saúde e do dia a dia com muita atenção. Relações com patrões/ empregados em foco também.

A Lua crescente no oposto pode trazer desafios em parcerias. Cuide dos exageros e das altas expectativas. Não critique os afetos e filhos; releve provocações para não fazer da vida de todos um verdadeiro inferno. Em 2016, tenha foco no lar, na família, nos afetos e na criatividade. Pessoal do 2º decanato pode se apaixonar: mas há que se ter cuidado com o que parece ser mas não é. Paixão não tem limites.

Marte em seu signo anda provocador e começa a afetar os nativos do 3º decanato. Cuidado com as palavras e pra não atrair o que não quer nas relações familiares e profissionais. Em 2016 ponha foco no lar, na família e na aquisição de conhecimento técnico. No 2º semestre, Júpiter, o benévolo expansor, entrará em seu signo: planeje como quer fazer esse crescimento.

Mercúrio se aproxima dos seus regentes e entorna o caldo com suas fofocas: tenha cuidado com a comunicação com irmãos, colegas ou vizinhos. E organize-se pra lidar melhor com a correria mental e física. Em 2016, ponha foco nas finanças, nas ideias, no conhecimento e na mudança na sua maneira de pensar: seja radical! Projetos futuros estão em foco agora: fique ligado!

A Lua crescente propõe empenho pra dar conta de tudo o que a vida vem superdemandando ao mesmo tempo entre o pessoal, o familiar e as parcerias. Modere os impulsos, as paixões e os excessos pra não se arrepender depois. Em 2016, o profissional deve continuar em foco. Nativos do 2º decanato passarão o ano em aperfeiçoamento: balanço e questionamento de todas as áreas da vida.

Se for do 2º decanato, ponha freio na boca e cuide das palavras, das críticas, dos julgamentos. Quem disse que você é o dono da verdade? Período excelente pra turma do 1º e do 3º decanato. Em 2016, ponha foco no seu próprio aperfeiçoamento. Seja exigente e radical. E pense a respeito das suas frustrações e do quanto precisa cultivar a espiritualidade em sua vida.

O momento é de grande correria. Que tal se organizar melhor e não deixar tudo na base do improviso? Nem sempre dá certo, você sabe. Crescente pede moderação nos gastos. Em 2016, ponha foco nos projetos futuros e nas amizades. Apesar da sorte nas finanças, pense em como é preciso cuidar delas com mais consciência. Tente passar do plano das ideias para o plano da realização.

A Lua crescente traz gargalos e desafios: enfrente-os e verá que logo passarão. Cuide das relações com parceiros e projetos futuros, que podem sofrer alguma alteração radical. Em 2016, ponha foco nas relações profissionais e parcerias. E aprenda a não misturar esses assuntos porque costuma não dar certo. Finanças estarão em alta se for produtivo, prático e realizador. Bom, né?

Deixe um comentário