Master Tarot: um tarô para os cristãos

Publicado por Vanessa Mazza Furquim

Talvez, querendo preencher uma lacuna e dar aos religiosos um jogo no qual pudessem reconhecer ensinamentos mais de acordo com seu repertório, Mario Montano e Amerigo Folchi criaram em 1996 um baralho baseado na vida e nos ensinamentos de Jesus Cristo.

[one_third last=”no”]

1

Caixa do jogo

[/one_third]

[one_third last=”no”]

2

Lírios do campo (The Lilies)
Arcano menor 1

[/one_third]

[one_third last=”yes”]

3

Barrabás
Carta da corte 10: Barrabbas

[/one_third]

Master Tarot – por Amerigo Folchi & Mario Montano – publicado pela AGM Müller

 

Publicado pela AGM Muller, a estrutura do Master Tarot é bem semelhante a de um Tarô comum, com os 22 Arcanos Maiores, que aqui representam arquétipos ou grandes verdades (por exemplo, Perdão, arcano XI, equivalente à Justiça no tarô clássico), 40 Arcanos Menores, que são as lições extraídas das parábolas (“Olhai os lírios do campo”), porém, sem a divisão nos naipes tradicionais e, 16 Cartas da Corte que neste caso são substituídas por tipos de personalidade (ex. Barabás).
A arte, feita por Amerigo Folchi, é bem colorida e alegre, mas com tons leves. Ela mistura tanto cenas bíblicas, quanto faz referência a coisas mais modernas, como o quadro “O Grito” de Munch e gibis.

[one_third last=”no”]

1

Perdão (Forgiving)
Arcano maior 11: Justiça (8)

[/one_third]

[one_third last=”no”]

2

Os Discípulos (The Disciples)
Arcano maior 9: Eremita

[/one_third]

[one_third last=”yes”]

3

Apocalipse (Apocalypse)
Arcano maior 20: Julgamento

[/one_third]

Para se visualizar a correlação entre o Tarô tradicional e este, podemos citar alguns exemplos. A Força se torna Tentação, o Eremita vira Os Discípulos, o Julgamento vem na forma do Apocalypse e o Louco é representado pelo Cometa. Já entre os personagens é fácil descobrir a Princesa de Ouros na Dona de Casa e o Pagem de Espadas no Moralista.
Apesar disso, não é essencial que você conheça o novo testamento para ler este tarô, até porque as parábolas vêm descritas no livro que o acompanha, trazendo também ensinamentos que pertencem a manuscritos, provérbios e outros evangelhos, fora da Bíblia tradicional.

[one_third last=”no”]

1

A Ceia (The Supper)
Arcano maior 13: A Morte

[/one_third]

[one_third last=”no”]

2

O Beijo (The Kiss)
Arcano maior 15: O Diabo

[/one_third]

[one_third last=”yes”]

3

Dona de Casa (The Housekeeper)
Carta da corte 13

[/one_third]

De todo modo, é interessante usar este baralho para clientes mais religiosos ou que têm alguma dificuldade em aceitar os símbolos do Tarô padrão, como o Diabo e a Morte, por exemplo. Mesmo que não seja este o caso, todos os admiradores de Jesus Cristo poderão se beneficiar, extraindo lições diárias numa leitura mais reflexiva que adivinhatória.

Contato com a autora da resenha:
Vanessa Mazza, consultora de tarot
e estudiosa do I Ching, Feng Shui e Numerologia
www.vanessamazza.com.br

Deixe um comentário