O Bastão é a influência do Iud superior, o Amor Transcendental, que se reflete em todas as Sefirot da 2ª Família. Bastões ou Paus, portanto, representa o reflexo, nas almas, do Iud, poder do Amor Ativo, descendente, que traz da fonte original da criação, para baixo, o poder e o impulso realizador da natureza humana. O Bastão, como vimos é associado ao elemento Fogo, que na astrologia é entendido como o idealismo, manifestação do Fogo Divino, conexão com nossa origem divinal, que impulsiona a criatura à ação.

Movido pela profunda e insondável necessidade de realizar em nossa consciência a concepção original de nossa origem no seio da plenitude de infinita sabedoria, potencial, poder e inteligência superior, o idealismo do Fogo divino é a centelha fundamental que nos impulsiona na senda evolutiva, expressão máxima do Legado do Amor de Deus por todos os seres e pelo universo que emanou de Si.
A Mônada Divina insufla em nosso veículo animal a construção do corpo adamantino do Ser Humano em sua concepção luminosa original, dotado de consciência, poder criador e infinito amor, emanado como Idealismo e Fé. Este é o elemento transmutador, que nos impulsiona por meio do desejo de afirmação em ideais elevados, onde por fé, por convicção, por necessidade de expansão, a criatura se move para além de si mesma e de seus limites. O Bastão do Poder Divino do Fogo nos insufla a capacidade de Ousar, a primeira virtude hermética. O naipe dos bastões compõe as dez sefirot e os quatro poderes (as figuras), do Mundo da Emanação, Azilut.
Os Arcanos deste naipe indicam os estágios de desenvolvimento do poder realizador das situações que se apresentam, no prisma de sua conexão com ideais verdadeiros, a única fonte de poder que temos sobre a Terra, o mundo manifesto. Quanto maior a conexão com esta fonte azilutiana, que não é consciente, é como uma chama que arde em nosso âmago, maior o poder realizador que teremos em nossas experiências como filhotes divinos em evolução.

Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.