Numerologia Bongo e o Arcano Pessoal

Publicado por Mara Rubia Ribeiro

Nada é completamente novo:
tudo é uma reelaboração,
uma reconstrução e uma recriação.

Buscando aprofundar minhas construções de conhecimento referente ao taro, procurei experimentar e utilizar uma tabela numerológica diferenciada, a tabela de Bongo, que tem uma relação estreita com a Khabalah. Ela possui uma contagem numérica também fundamentada nos estudiosos na Idade Média, bem diferente da conhecida Tabela Numérica de Pitágoras.

Esta tabela numérica medieval de Bongo proporcionou-me uma análise do arcano pessoal por uma perspectiva numérica diferente. Inspirei-me a pesquisar partindo de um de seus grandes estudiosos, precursores e utilizadores desta tabela no Brasil, o tarólogo e estudioso Giancarlo Kind Schmid – www.taroterapia.com.br/arcano/cap.html – que faz uso da relação nome/numerologia/tabela de Bongo para fazer a análise dos arcanos individuais e suas interpretações.

Através de muita procura (pois na época que iniciei o estudo não havia tanta divulgação desta tabela até mesmo pela internet), tive ajuda de amigos, também estudiosos, para consegui-la. Também obtive a permissão de meus consulentes, que aceitaram participar, direta ou indiretamente, na elaboração dos perfis arquetípicos dos 22 arcanos do taro, segundo minha visão.

Tabela Medieval de Bongo
Tabela Medieval de Bongo

Particularmente, uso a tabela para fazer o cálculo numérico, encontrar o resultado e analisar, dentro da numerologia, as características do arquétipo individual, isto é, o arcano que rege o nome de nascimento de cada um. Criei neste período adjetivos e sinônimos que nos remetam às características pertinentes a cada um, como uma forma de auto-conhecimento.

Somos como os músicos que fazem arranjos: a letra da música e a melodia originais são eternas, mas podem ser trabalhadas de diversas formas e, sendo interpretadas de infinitas maneiras, parecem diferentes.
Existirão os que gostam da versão original e os que preferem uma das variadas versões apresentadas, bem como os que até venham a criticar estas versões, mas a essência é única. Assim, acredito que nada é completamente novo. Tudo é uma reelaboração, reconstrução, uma recriação. Não que não sejamos dignos de criar, pois a criação existe, mas o que é “essência”, como disse anteriormente, não morre, permanece e sempre permanecerá.

Nota do Editor

Um exemplo de aplicação da numerologia Bongo aos arcanos maiores do Tarô: Mara = 235, Rúbia = 292 e Ribeiro = 112. Somando o valor para o nome completo obteremos: 235 + 292 + 112 = 639. Fazemos, então, a redução numerológica: 6 + 3 + 9 = 18, número que aplicado ao tarô corresponde à Lua, carta 18 dos arcanos maiores.

Para facilitar o cálculo dos valores de cada letra, podemos recorrer ao site do Giancarlo Kind Schmid: www.taroterapia.com.br/arcano/cap.html

Lá, basta digitar o nome completo da pessoa e assim obter o cálculo do Arcano Pessoal, com palavras-chave sobre a referida carta.