O Cavaleiro de Paus

Posted by: Jaime E. Cannes

A ação do fogo

 
Duas vezes regido pelo elemento fogo esse cavaleiro é a personificação da intensidade, da paixão, da ação focalizada, da força e da criatividade. Sua ação é sempre apaixonada e ele busca os atributos da luz. Procura melhorar sempre, e com rapidez. Avança de modo decidido e impetuoso, e às vezes impaciente, na direção do seu objetivo. Sua falta de terra, porém, não o torna constante, e nem muito persistente. A sua acurada intuição requer ação rápida, mas há coisas que de fato precisam de tempo para acontecer.

Sua falta de água o faz impaciente com a sensibilidade e o ritmo alheio. Finalmente a falta do elemento ar retira sua autocrítica, o que por um lado é bom, pois não impede a execução das ações que acha necessárias, mas dificulta a possibilidade da sua própria melhoria enquanto pessoa.

 

 

O arcano no Motherpeace Tarot

 
Esse cavaleiro não é desconectado da natureza ou do grupo, ao contrário, ele dança ao seu redor. Intenso e criativo ele deleita, diverte e entretém. Ao fundo brilha o sol do verão, uma força intensa e dirigida. Nas mãos ele segura uma baqueta de orações e um chocalho ritualístico, são bastões que focalizam sua energia de forma sagrada, conservando-a limpa e luminosa.

Ele se pinta como um bufão e dança ao som de um tambor tocado por um irmão, lembrando-nos de que nas brincadeiras e na insensatez é que nasce a criatividade. Como os grous ao fundo ele dança uma dança de acasalamento.

 

 

A Mensagem do arcano

Esse cavaleiro vem para lhe dizer que você precisa escolher um foco de atuação em sua vida e lançar-se sobre ele. Viva o que você sente que precisa viver, atue com força e intensidade e saiba que se esperar demais as oportunidades passarão. Há momentos na vida em que uma ação vigorosa é requerida pelos fatos e muita espera e ponderação pode representar uma derrocada. Evidentemente que as escolhas e as ações trarão conseqüências, mas a inércia também! Avalie rapidamente o que seria o pior (ou o melhor) nesse momento. O cavaleiro de paus diz que devemos viver a vida no aqui agora, é o único tempo verdadeiro em que a vida acontece. O amanhã poderá nunca chegar!