O Jogo Iniciático da Oca

Posted by: Helena Gerenstadt

Helena Gerenstadt, mineira de nascimento, é terapeuta holística. Já residiu em Israel e na Espanha, onde iniciou seus estudos de história.

Em O Jogo Iniciático da Oca – O Símbolo da Origem Ancestral na Mitologia Templaria, a autora propõe a inclusão dos arcanos maiores do tarô ao antigo jogo de lazer, cujo tabuleiro encontra-se ainda hoje disponível nas lojas especializadas: o Jogo do Ganso.

As primeiras referências a “El Juego de la Oca”, em espanhol, ou o “Jogo do Ganso”, como é traduzido ao português, datam do final do século XVI, vindas da Itália. Ao longo dos séculos XVI e XVII o jogo se popularizou pela Europa. É considerado por muitos não como um simples jogo de lazer, mas uma parábola sobre a vida e seus desafios.

O tabuleiro desse tradicional jogo traz um percurso espiral, cuja casa final está no centro e que deve ser percorrido do exterior ao interior. As casas são numeradas de 1 a 63 e os jogadores, de 3 a 8, jogam 2 dados para avançar. Os jogadores começam com o mesmo número de fichas (por exemplo 25) e de início cada um coloca 5 fichas num espaço comum. Muitas vezes esse espaço é o próprio centro do tabuleiro, onde a casa final representa o Jardim do Ganso. O primeiro a completar a jornada leva as fichas.

Já a proposta de Helena Gerenstadt deixa de lado, evidentemente, esse lado competitivo do jogo original. Ela vai além da simples inclusão dos arcanos maiores do Tarô ao Jogo do Ganso. Buscou fundamentação nos variados formatos do labirinto e percorreu símbolos da tradição medieval, templários, lendas, entre elas de Santiago de Compostela.

Manteve a utilização de dois dados, agora, porém, utilizados para marcar a trajetória de um peregrino, que reproduz o Caminho de Santiago, e que deve levar o buscador até sua meta.

Deixe um comentário