O Sim e o Não na Cartomancia

Posted by: Valéria Fernandes

Muitos manuais de tarôs, sites e revistas sobre o tema, divulgam uma tabela dos arcanos maiores com a proposta de encontrar uma resposta Sim ou Não para uma pergunta objetiva e direta. Há também quem proponha o lançamento de 3 ou 5 cartas para que sejam feitas as somas delas até chegar a uma redução entre os números 1 e 22 e, assim, encontrar o arcano que responderá positivamente ou negativamente à questão sem ser necessário interpretar a carta.

Ao consultar a listagem de respostas,
Neste caso, a indicação oferecida é “Dúvida, tire outra”.

 

 

 

Os Arcanos Maiores e os significados habituais de “Sim” ou “Não”

 

 

 

Costumo dizer que uma carta de tarô possui três lados: o positivo, o negativo e sua mensagem. Não guardo simpatia ou antipatia por qualquer lâmina, pois acredito que o que vai determinar se os aspectos de um arcano são bons ou ruins é um conjunto de aplicações no ato da interpretação, ou seja, há o momento adequado para considerar estes dados específicos. Partindo deste princípio, nunca defendi o lançamento reducionista ao Sim e Não, mas também nunca fui contra. Julgo, porém, que a riqueza de cada arcano é motivo mais que suficiente para dar margens a diversas interpretações.

De tanto me deparar com este tipo de tiragem, resolvi estudar praticamente para tentar obter dados sólidos e, para tal, passei mais de um mês fazendo perguntas por meio de amigos, clientes e alunos, para averiguar as respostas do Tarô. Apresento aqui 6 exemplos das indagações, respostas e esclarecimentos, que podem ajudar na reflexão deste tipo de lançamento. Utilizarei nomes fictícios para não expor as pessoas que contribuíram com meu trabalho de pesquisa.

Pergunta 1. Cliente: “Marisa me deve 700 reais, ela me pagará esta semana como prometeu?”

A carta sorteada: A Imperatriz que responde como Sim.

A semana passou e Marisa não pagou. Passados outros sete dias Roberto (o consulente), conversou com Marisa que lhe disse não ter pagado devido sua prioridade ser o sustento da família, pois no momento mantém sozinha todos os custos da casa devido ao desemprego de seu marido, adiando o pagamento.Um exemplo claro que o Tarô respondeu a questão de Roberto, mostrando o aspecto da mãe responsável e protetora, da esposa e provedora de uma família. A tabela falhou neste caso.

Pergunta 2. Aluna: “Meu namorado e eu faremos as pazes no prazo de 10 dias?”

A carta sorteada: Os Enamorados que responde como Dúvida, tire outra carta.

A outra carta sorteada: A Morte que responde como Não. Em 4 dias o casal se entendeu e o relacionamento foi restaurado. Segundo a própria consultante, “foi somente uma discordância passageira”. A carta dos Enamorados fala de amor, paixão e harmonia; respondeu perfeitamente a indagação. A carta da Morte foi desnecessária ou poderia representar “renascimento e revitalização do relacionamento”. Ainda assim, considero a primeira tiragem válida e analisei como falha da tabela ao pedir uma segunda carta.

Pergunta 3. Filho de um aluna: “Vou passar no exame de rua que farei em dois dias para tirar a minha carta de habilitação?”

A carta sorteada: O Diabo que responde como Não.

O jovem passou no exame e contou-me que teve que usar algumas “artimanhas” para que os instrutores não percebessem uma falta grave que poderia tê-lo reprovado. Esconder os próprios atos, driblar a verdade e manipular situações, são características do arcano O Diabo, portanto a tabela falhou e a interpretação da carta teria respondido.

Pergunta 4. Familiar: “Vai dar certo a festa de São João na casa de Letícia?”

A carta sorteada: O Sol que responde como Sim.

Correu tudo bem e houve a festejo na casa de Letícia. Como fiquei curiosa para saber o “recado” da carta, pedi a consultante um relato da noite, e soube que suas vestimentas caipiras e a de seu namorado foram a sensação da festa, até ganharam o prêmio do casal mais bem caracterizado da noite. Desta vez a tabela “acertou”. No entanto, faço lembrar que, o brilho que ofusca, a questão voltada para estética e estar no centro das atenções, são particularidades do arcano O Sol. Coincidência?

Pergunta 5. Amiga: “A pessoa que trabalha como diarista em minha casa tem faltado muito, ela vai trabalhar amanhã em minha casa?”

A carta sorteada: A Justiça que responde como Sim.

Maria, a diarista não foi trabalhar devido a um problema de saúde, mas enviou sua irmã para não deixar “a patroa na mão”.

Para mim, de todas as questões, esta foi a mais curiosa. Apareceu A Justiça, o arcano da equiparação, ou seja, não foi Maria, mas foi Joana fazer o trabalho, pois também é diarista. Ainda mostra o caráter correto de Maria para com minha amiga. Falha da tabela outra vez!

Pergunta 6. Cliente: “Vou ter a prova que meu marido me trai ainda este mês?”

A carta sorteada: Os Enamorados que responde como Dúvida, tire outra carta.

A outra carta sorteada: A Torre que responde como Não.

Minha cliente realmente não teve a prova que desejava no prazo que estabeleceu. Pode-se dizer que a tabela “acertou”. Porém, vale salientar que, Patrícia não foi procurar dados sobre a traição de seu marido, neste período de tempo e após muitas dúvidas e dilemas se iria ou não em busca de uma prova concreta (atributos do arcano Os Enamorados), ficou abalada e sem estrutura emocional (característica do arcano A Torre) para levar em frente suas investigações.

Com esses resultados fiquei convencida em não usar a tabela apresentada e continuar me orientando pelo método tradicional: o de interpretar as cartas e conversar com as partes envolvidas e, dessa forma, chegar a um resultado satisfatório e real.

Deixe um comentário