Por trás da capa: coronalive, até quando?

Publicado por Vera Vilanova


As capas de uma revista definitivamente compõem uma fonte infindável de reflexões. Encarada enquanto editorial elas podem servir como linha mestra da publicação, mesmo que não apresentem uma relação direta com as matérias veiculadas.

Tempo de Pandemia: a arte de fazer "arte" Capa da Piauí de junho/2020
Tempo de Pandemia: a arte de fazer “arte”
Capa da Piauí de junho/2020

“Olha, a capa é como se fosse mais uma colaboração. É muito difícil ela ter relação com o conteúdo. Tem que ser interessante por si só. Chamar atenção e ser divertida. A capa da primeira edição foi feita pelo Angeli em dois dias. Ele perguntou o que tinha na revista. Respondemos que ele não precisava saber. Pedimos para fazer a capa de uma revista que não se leva a sério”. (SALLES, 2007)


A capa constitui, portanto, a visão de mundo da revista. Em princípio, a visão de um jornalismo que promete não se levar muito a sério, mas que provoca novos sentidos e reflexões.


“A capa é considerada conteúdo editorial. Ou seja, é a primeira informação que o leitor encontra sobre o espírito da revista. Nem sempre (ou quase nunca) tem relação com as matérias que estão lá dentro. A arte propõe alternativas, todo mundo opina e o diretor de redação tem a palavra final.” (Salles, 2009) – Crédito: Marina Lee Colbachini


A função de contratar um ilustrador e repassar informações para ele sobre o que é necessário na capa é designada ao diretor de arte. Normalmente, a ilustração deve estar em harmonia com o texto, ela que deve se adaptar a ele.

Fazendo arte com o vírus Capa da Piauí de abril/2020
Fazendo arte com o vírus
Capa da Piauí de abril/2020

“A forma como é estruturada a interação entre textos e imagens deve ser feita de forma que as informações possam ser vistas com clareza e hierarquização, deve ainda, ser também, agradável de olhar. A capa é como se fosse um pôster só que da revista, pois assim como o pôster transmite informações de um evento que acontecerá, a capa mostra informações do conteúdo da revista, ela é o que elemento atrativo dos leitores para a revista, é ela quem vai captar a atenção deles. A capa é o cartão de visitas e a apresentação da revista: nas bancas, oferece-se ao público o primeiro elemento de atração e de julgamento (…)


“As ilustrações são um importante elemento gráfico do design gráfico contemporâneo, tendo sido influenciada ao longo dos anos por diversos movimentos artísticos e gráficos (…).


Na revista Piauí, podemos ver esse conceito de design pós-moderno aplicado nos desenhos que figuram nas capas da respectiva revista. As ilustrações não seguem um padrão específico, sempre são de estilos de desenho diferentes.

Quando se presta um pouco mais atenção em suas capas pode-se perceber que dentro do seu universo de referências existem algumas tendências claras e clássicas atuando como: pop-art, quadrinhos, pinturas, desenho digital. Essa ecleticidade nas suas ilustrações acaba sendo um diferencial para a própria revista, chama mais atenção para ela, além do quê, as informações textuais da capa, sempre se adaptam as ilustrações presente.

Tudo acaba em barro Capa da Piauí de maio/2020)
Tudo acaba em barro
Capa da Piauí de maio/2020)

Com o crescente desenvolvimento tecnológico surgiram novas técnicas de representação de imagens como a fotografia, que é um meio mais prático e instantâneo de representação de imagens para a confecção de livros e revistas. Com o deslumbramento provocado pela facilidade técnica da fotografia frente a ilustração, ela foi sendo cada vez mais utilizada em detrimento da ilustração. Com isso, os ilustradores que continuaram desenhando para revistas, passaram a ter maior liberdade de criação, não precisando mais ser tão fiéis a realidade,podendo inovar e se utilizar de formas menos conservadoras de desenho.


As imagens que compõem as capas da revista Piauí demonstram o conceito que a revista quer passar as pessoas que é a modernidade, a criatividade, o não conservadorismo, o desprendimento das convenções e do tradicionalismo. Na revista Piauí a capa é o primeiro elemento a transmitir ao leitor esses conceitos. É uma revista moderna que aposta em capas diferenciadas que mesclam diferentes estilos de desenho”. Crédito: Lídia Farias Lima e Norton Falcão.


Como nascem as capas da Piauí?


Maria Cecilia Marra, diretora de arte da revista, explica o processo de concepção, desde a ideia dos editores ao trabalho final do artista:

Referências Bibliográficas:


Colbachini, Marina Lee.Sentidos Revolvidos na Revista Piauí – Universidade Estadual de Campinas,2010.


Lima, Lídia Farias e Falcão, Norton. A Ilustração no Projeto Gráfico das Capas da Revista Piauí – Universidade Federal do Ceará

Deixe um comentário