Apresentação de Constantino K. Riemma
Quem somos
A idéia de criar um espaço virtual para o Clube do Tarô surgiu em 2005, quando organizei a Jornada com os Arcanos Maiores, com um programa que se estendeu por todas as segundas-feiras, durante o segundo semestre de 2005 até fevereiro de 2006. O propósito era de uma abordagem multidisciplinar das cartas reunindo estudiosos de diferentes áreas de conhecimento e linhas de interpretação. A prática mostrou que havia um grande interesse e animação por essas oportunidades de encontro e partilha de experiências.
Muitos palestrantes dessa Jornada elaboraram textos sobre os temas que apresentaram. Dediquei-me, então, à compilação de dados introdutórios sobre os diferentes assuntos e montei o site, que não parou de crescer com a colaboração de inúmeros autores que foram se juntando ao projeto.
Algumas informações pessoais sobre o iniciador e responsável pelo site Clube do Tarô, encontram-se no blog Constantino.
O propósito e a escolha do nome
Sério como foi o propósito da Jornada, o site poderia ser denominado Universidade do Tarô, Centro de Estudos, Tarô Esotérico e assim por diante. Escolhi o nome Clube para fazer eco à utilização diversificada e até mesmo contraditória das cartas.
Além disso, a idéia de clube sugere um espaço de convivência, ponto de encontro de tendências diversas em que a escuta e o acolhimento das diferenças podem representar sua marca especial. O termo “clube” serve ainda para diferenciar esse espaço, de união de esforços e de conhecimentos, dos sites exclusivos de um único autor ou profissional.
No dia-a-dia é muito comum o nome “clube” ser tomado ao pé da letra. Muitos imaginam que se trata de um espaço físico, com locais para atendimento. Outros, quando entram em contato se dirigem a “vocês do clube”.
Esclarecemos, no entanto, que se trata de um espaço virtual, coordenado por um voluntário que conta com colaborações igualmente voluntárias.
Serviços oferecidos
O propósito agregador do site Clube do Tarô se realiza por serviços gratuitos:
- aos Profissionais, tarólogos, cartomantes e professores de simbologia, com indicação de nomes no Guia de Tarólogos e divulgação de atividades na seção de Cursos e Eventos;
- aos Estudantes do tarô e das cartas, que dispõem no acervo do site de uma grande variedade de textos e estudos, cursos completos, complementados por um sistema de fóruns e, atualmente, com espaço para comentários e questões no final das matérias publicadas
- e aos Visitantes, que além do livre acesso a todo material informativo, podem recorrer às consultas online gratuitas elaboradas por profissionais de reconhecida seriedade.
Responsabilidades
O site Clube do Tarô simplesmente oferece o meio virtual para divulgação de nomes e trabalhos de tarólogos, estudiosos brasileiros e internacionais. Além disso, como não praticamos intermediação de serviços de consultas, é ressaltada a seguinte informação aos visitantes que consultam o Guia de Tarólogos:
O responsável pelo site apenas oferece espaço para a divulgação de nomes.
Os contatos devem ser feitos pelos interessados diretamente com os profissionais listados.
Com relação ao conteúdo, como aparece na lista de Autores, é importante saber que:
Todos os artigos que aparecem no Clube do Tarô são assinados
e não representam necessariamente o ponto de vista do organizador do site.
O conteúdo, indicação de fontes e de direitos são responsabilidades de cada autor.
Sugestões
Estamos abertos para ampliar o alcance desse trabalho que reune estudiosos das linguagens simbólicas e seus praticantes. Todas as idéias e propostas nesse sentido serão muito bem-vindas.
Igualmente valiosos são os comentários e sugestões dos visitantes. Entre em contato com o responsável, Constantino, e dê o seu recado.
Parcerias
O site Clube do Tarô não dispõe ainda de fontes de auto-sustentação material. Depende de muito trabalho voluntário e só agora começa a ser implantado um sistema de patrocínio em dois setores:
- destaques para profissionais no Guia de Tarólogos
- anúncios e banners na coluna direita da home page e das páginas de conteúdo.
Tais fontes, porém, são ainda insuficientes para subsidiar o desenvolvimento de novos projetos, por exemplo, de ampliação das alternativas para consultas gratuitas, sistema de cálculo para a técnica de Linha da Vida, reabertura do sistema de Fóruns Assistidos para a comunicação direta com os visitantes no esclarecimento de dúvidas relativas aos símbolos e às práticas com as cartas.
Nesse quadro, todas as propostas de parcerias serão estudadas com interesses.