A semana da Temperança

Posted by: Valéria Fernandes

Dica: ao sortearmos o arcano XIV como um indicador de caminhos durante uma semana ou um mês, nos deparamos com a real possibilidade de agirmos com flexibilidade e moderação, conciliando os divergentes pólos que habitam em nosso ser, bem como ficamos mais atentos ao que podemos unir no mundo exterior; quase sempre realça uma maneira que encontraremos para ajudar quem nos cerca. Não raro, ao mergulhar nesta carta, as qualidades de positivo e negativo, ativo e passivo, consciente e inconsciente vêm à tona, o que solicita a procura pela medida adequada para solucionarmos os conflitos sem desperdiçarmos as forças geradoras do equilíbrio e da sensatez.

Trata-se de um período em que a estabilidade emocional pode ser vivida com mais plenitude, assegurando resultados satisfatórios em diferentes planos do cotidiano.

Ponderação: a energia vinda deste arcano revela características de amor e de benevolência que são essenciais para o desenvolvimento da alma humana. Indica que devemos primeiramente praticá-las em nós mesmos, alimentando o próprio espírito, nos alinhando com nosso Eu, nos descobrindo com indivíduos altruístas e repletos de compaixão que somos e, por vezes, nem percebemos por falta de ocasiões em que a tranqüilidade deveria ser fator primordial para entrarmos em contato com o nosso íntimo. A Temperança nos convida a pensarmos minuciosamente em tudo que está a favor ou contra nas circunstâncias em que precisamos atuar, para então nos dedicarmos a terceiros não só com boa vontade, mas também com conhecimento de causa. Vale lembrar que não devemos deixar escapar a percepção intuitiva que fica mais aguçada com as elevadas vibrações emitidas por meio desta carta.

Alerta: é um arcano que permite nos sintonizarmos com a sabedoria eficaz da paciência e da calma, deixando fluir os acontecimentos para não forçarmos o fluxo natural dos pensamentos e, conseqüentemente das ações. O alerta é para não jogarmos os problemas de um lado paro outro e, desta forma, nos deixarmos levar pela passividade demasiada e pecarmos pela ausência de iniciativas; agindo deste modo, perdemos os reflexos e lampejos que a mente dispõe para nos orientar a qualquer hora, seja dia ou seja noite.

Mãos à obra: saiba transmutar as energias inferiores para superiores e tente vislumbrar mais profundamente seu universo interior, de maneira que encontre paz e conforto para o espírito. Como conseqüência de seu centramento, aja com solidariedade espalhando concórdia, apoio e bem-estar para todas as pessoas ao seu redor. Se necessário, fique neutro sem se distanciar, pois quando menos esperar, estará fazendo circular as virtudes harmoniosas da mediação e da diplomacia.

Meditação: a carta A Temperança é representada por um anjo, que sem esforço, passa um líquido cuidadosamente de um jarro para outro sem derramar uma única gota. Podendo representar neste momento o fluxo incessante das dualidades que há em cada indivíduo, procurando seu devido ajustamento. Ao se espelhar nesta imagem, tente imaginar suas diferenças em plena harmonia, para então desfrutar das influências pacificadoras nos mais diferentes ambientes de seu dia-a-dia.

Dicas para preparar o ambiente:

Local: tranqüilo, seja aberto ou fechado

Incensos: Alfazema, Bálsamo, Sândalo e Violeta

Cores de velas: vermelha, azul e violeta

Símbolo: Arco-íris

Letra hebraica: Num

Elementos da Natureza: Fogo e Água