Dica: quando para orientar a semana ou o mês sorteamos o arcano XXI, vislumbrarmos a real capacidade de lançarmos mão dos Quatro Elementos da Natureza em nosso cotidiano sem a necessidade de esforços mirabolantes ou magísticos para um resultado satisfatório e eficaz. Naturalmente, a Água contida nesta lâmina aflora os sentimentos de amor e beleza que temos para ofertar, a Terra faz lembrar que a concretização dos anseios acontece por meio da prática diária da dedicação, o Fogo instiga a força criadora e a imaginação emanando energias revigorantes para o nosso ser, e o Ar não nos deixa esquecer do equilíbrio e da objetividade que precisamos para manter a mente em estado de alerta. A aparição do Mundo soa como um generoso convite a nos movimentarmos pelo Universo no qual estamos inseridos, repleto de riquezas a serem exploradas em prol do crescimento pessoal.
Ponderação: a vibração emitida por este arcano revela leveza, soltura e ânsia por exteriorização, em razão de muitas vezes termos nos habituado a transitar em um único mundinho fechado e particular gerado em torno de nós, cheio de autodefesas e de redomas que só atrapalham o convívio com a realidade que está ao redor. Trata-se de um momento não só oportuno, mas também favorável para colocarmos o “pé na estrada” e enfrentarmos a vida com a predisposição de amadurecer; dominando passo a passo a evolução individual, sem castrar a autonomia que a alma em seu estágio de desenvolvimento solicita para manter os anseios de intensidade e de liberdade que fazem parte de um caminhar saudável e nutrido pelo vigor.
Alerta: este arcano sugere que o espírito inquieto em busca de sua frenética independência pode mansamente se equilibrar e que, através da aceitação, os opostos que nos povoam se integrem harmonicamente em união. A dica é para estabelecer plena comunicação afetiva entre nosso corpo e mente, consciente e inconsciente, lógica e intuição; visando alcançar toda a plenitude que o positivo e o negativo têm para nos proporcionar no instante em que as polaridades deixam de se confrontarem.
Mãos à obra: acredite que pode dispor de todas as forças que a natureza reserva para o aperfeiçoamento individual; receba de bom grado as variadas vibrações desta carta para desenvolver os potenciais de descobertas que por hora estão mais latentes; valorize o seu lugar ao sol, sem ansiedade ou temor; e não esqueça de confiar na força originada pelo Cosmo como fonte geradora de sabedoria e de recomposição.
Meditação: na ao desejar ser estimulado pela carta O Mundo, preste atenção na delicada e sutil dança da figura central da lâmina e coloque-se no lugar dela na tentativa de desvendar seus próprios desejos de ir além do previsível, permitindo-se seduzir por todos os encantos que a cercam. Siga primeiramente sua intuição, veja as possibilidades reais do que pode acontecer, inspire-se na experiência que está vivenciando, para então ter uma boa capacidade de julgamento quando for fazer suas conclusões.
Dicas para preparar o ambiente:
Local: tranquilo e aberto
Incensos: Alfazema, Hortelã, Jasmim e Lírio
Cores de velas: branca, azul, vermelha e amarela
Símbolo: Guirlanda
Letra hebraica: Shin
Elementos da Natureza: Água, Terra, Fogo e Ar.