Sexualidade e Tarô: três arcanos e os naipes

Posted by: Jaime E. Cannes

A sexualidade é tema controverso, raramente discutido em consulta, pois ou todo mundo se acha normal e bom demais, ou é reprimido!

Costumo dizer que os arcanos O Diabo, A Força e A Imperatriz representam bem os três níveis da sexualidade humana. O Diabo é o sexo biológico, intenso e animal.

A Força é o poder do erotismo, que se traduz em performances sensuais, roupas elaboradas e gestos de cinema. Já a Imperatriz fala de algo belo e sutil que algumas pessoas tem naturalmente. É algo elegante, mas paralelamente instigante e excitante.

Os naipes também trazem informações. Paus é o naipe da paixão, do tesão, da química sexual em ebulição! É o fogo do sexo biológico do Diabo. Copas é o naipe das fantasias sexuais, da sedução e do desejo que enebria. Espadas é o naipe da sexualidade virtual, aquela que fica mais na mente do que na ação, onde o sexo é visto apenas como uma descarga de energia mais do que uma interação humana. E, por fim, o naipe de Ouros possui toda a intensidade do fogo e o envolvimento da água. É muito sensorial e envolvente, aprecia o toque, as formas e a exploração dos sentidos tanto do outro como de si mesmo.

Carta Os Amantes de Antonella Castelli
Os Amantes de Antonella Castelli

Quando me perguntam qual arcano representa a masturbação eu respondo: O Eremita. Muito embora a masturbação tenha um caráter de brincadeira e auto-erotismo que não coaduna muito bem com a sobriedade de O Eremita, eu o relaciono com essa prática por devolver o homem a si mesmo, que é um dos atributos deste arcano.

Deixe um comentário